sexta-feira, 1 de julho de 2016

Impactos ambientais

 Impactos ambientais
Os impactos ambientais podem ter variadas origens e terem consequências muito negativas para todo o equilíbrio dos ecossistemas. Umas das causas deste impacto ambiental são os resíduos nucleares. Os resíduos nucleares resultam da produção da Energia Nuclear e nem sempre podem ser reaproveitados. Desta forma é fundamental isolar estes mesmos resíduos para que não haja qualquer fuga que possa comprometer de alguma forma o equilíbrio do meio ambiente.

Em muitos casos, estes resíduos são armazenados nas próprias centrais e depois colocados a grandes profundidades. Também as fugas de radiação provenientes das centrais e, mesmo, de um armazenamento defeituoso desses resíduos pode contribuir para o agravamento do desequilíbrio ambiental.

Assim, a existência de resíduos nucleares aliados às fugas de radiação podem causar os mais variados tipos de poluição: Poluição térmica, derivada da refrigeração das centrais nucleares; Poluição química, causada pelo tratamento de minérios de urânio e pelo reprocessamento do combustível irradiado, apesar de nas centrais nucleares este tipo de poluição praticamente não se verificar; Poluição radioativa, através da libertação de radionuclídeos (átomos em equilíbrio energético instável por terem protões e/ou neutrões em excesso) para a atmosfera. Para além destas formas de contaminação do ambiente, há que realçar os danos causados nos seres vivos, nomeadamente através das mutações cromossômicas e gênicas, que podem comprometer ainda mais todo o equilibro a nível dos ecossistemas. Os danos causados no meio ambiente seriam depois agravados se ocorresse algum acidente nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário